Ceratocone

O Ceratocone é uma das doenças da córnea mais comuns no Brasil, afetando aproximadamente um em cada 2.000 pacientes. É a principal indicação de transplante de córnea de espessura total no mundo.

No Ceratocone, a córnea, que é a “janela” transparente para o olho responsável por refratar a luz para a retina para permitir a visão, torna-se progressivamente mais fina e saliente. Isso leva à visão turva, astigmatismo e miopia.

Se você tem ceratocone, pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Visão embaçada
  • Sensibilidade à luz brilhante
  • Halos e listras claras, especialmente à noite
  • Imagens distorcidas
  • Imagens triplas ou “semelhantes a fantasmas”

À medida que o revestimento da córnea enfraquece, a visão piora. Problemas leves de visão causados ​​pelo ceratocone são corrigidos com óculos ou lentes de contato especiais. Algumas pessoas se beneficiam com implantes intracorneais. Se a condição for grave, um transplante de córnea pode ser necessário. Um novo tratamento promissor aprovado pela FDA, o crosslinking de colágeno corneano (CXL) ajuda a estabilizar a córnea e evita a necessidade de um transplante de córnea em alguns pacientes.

A condição parece ocorrer de forma hereditária, mas esfregar os olhos cronicamente também pode ser um fator. Geralmente aparece em adolescentes ou adultos jovens, mas pode aparecer em idades posteriores também. Infelizmente, o ceratocone costuma ser mal diagnosticado. Na verdade, algumas pessoas lutam contra a doença por anos antes de obterem a correção correta da visão. Felizmente, o Ceratocone é tratável, especialmente se diagnosticado precocemente.

O H.Olhos utiliza  a mais inovadora e avançada tecnologia em Crosslinking disponível, tendo adquirido o equipamento Vega X-Linker (CSO, Florença, Itália) ajudando numa recuperação mais rápida e melhores resultados de visão.

Medicina de precisão baseada em academia. Os procedimentos são realizados pelo Dr. Rogério Sacramento, oftalmologista com larga experiência em cirurgia de córnea e que acompanhou os primeiros estudos para a introdução da técnica no Brasil.

Crosslinking

Para realizar este procedimento, o oftalmologista primeiro remove a camada externa de células da córnea. Em seguida, gotas de vitamina B2 (riboflavina) são colocadas em seu olho. O oftalmologista então direciona a luz ultravioleta para o seu olho. Isso ativa a riboflavina e enrijece a córnea. Os pacientes usam lentes de contato protetoras durante o período de recuperação de cinco a sete dias.

Após o tratamento, os pacientes precisarão de monitoramento contínuo e próximo da córnea para garantir o máximo de benefícios do Crosslinking e a ausência de reações adversas.

Este novo tratamento ambulatorial é atualmente o único tratamento que pode impedir a progressão do ceratocone. O Crosslinking estabiliza a córnea, ajuda a preservar a visão e pode prevenir um transplante de córnea.

Tire suas dúvidas

Agende sua consulta agora mesmo com um de nossos especialistas e saiba mais sobre o tratamento.