5 dicas para prevenir e evitar a Cegueira, fique atento:

1.Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética é causada por danos aos vasos sanguíneos no tecido da parte traseira do olho (retina). Glicemia mal controlada é um fator de risco.

Os primeiros sintomas incluem moscas volantes, borrões, áreas escuras na visão e dificuldade de distinguir cores. Pode ocorrer cegueira.

É possível tratar casos leves com um controle cuidadoso do diabetes. Já os casos avançados podem necessitar de tratamento a laser ou cirurgia.

Prevenção:

• Mantenha sua taxa de glicose do sangue e pressão arterial o mais próximo das taxas normais.
  • Vá ao médico oftalmologista ao menos uma vez ao ano. Faça um exame de mapeamento de retina também no mínimo uma vez ao ano, mesmo que sua visão esteja bem.
  • Se você for ficar grávida e tiver diabetes, faça acompanhamento com seu oftalmologista no mínimo os três primeiros meses.
  • Se você estiver planejando ficar grávida, procure seu oftalmologista para avaliar o estado em que se encontra sua retina. A gravidez pode agravar problemas de retina já existentes se não for feito o acompanhamento.
  • Não fume.

2.Glaucoma

Em todos os tipos de glaucoma, o nervo que liga o olho ao cérebro encontra-se danificado, geralmente devido à alta pressão ocular.

O tipo mais comum de glaucoma (glaucoma de ângulo aberto) não costuma apresentar outros sintomas além da perda lenta da visão. O glaucoma de ângulo fechado, embora raro, é uma emergência médica e seus sintomas incluem dor ocular com náuseas e distúrbios súbitos de visão.

O tratamento inclui colírios, medicamentos e cirurgia.

Prevenção:

• Incluir na dieta produtos com carotenoides, pigmentos orgânicos presentes em plantas; zinco, vitaminas A e D, zinco, ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes.
  • Evite o tabagismo.
  • Evite a exposição ao sol.
  • Reduza o consumo de álcool.
  • Controle o peso.
  • Use óculos de sol.

3.Catarata

A maioria dos casos de catarata desenvolve-se lentamente ao longo de anos.

O principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco.

Quando a catarata interfere nas atividades normais do indivíduo, o cristalino embaçado pode ser substituído por lentes artificiais transparentes. Este geralmente é um procedimento ambulatorial seguro.

Prevenção:

• Relacionada à idade ou a alguma predisposição genética, não há como diminuir os riscos de ter catarata. Entretanto, pode-se protelar a sua chegada usando óculos escuros com proteção ultravioleta ao sair para a rua. O uso de chapéus e bonés quebram em 50% os raios ultravioleta, o que também colabora para a saúde dos olhos.

4.Evite a automedicação

A automedicação pode trazer consequências graves à saúde, como reações alérgicas e dependência. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, o hábito pode aumentar a resistência de microrganismos e inibir a eficácia dos remédios.

Obs.: evite se automedicar procure sempre seu oftalmologista.

5.Acidentes no trabalho

Os acidentes com os olhos nos locais de trabalho são basicamente ocasionados por falta de proteção eficiente, iluminação ou ventilação inadequadas e imprudência no manuseio de equipamentos ou materiais com potencial de risco para os olhos. Previna-se de acidentes usando equipamento de proteção adequado à sua atividade e não expondo seus olhos às ameaças encontradas em seu ambiente de trabalho.

Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros.Ministerio da saude

Conselho Brasileiro de Oftalmologia