Seus olhos estão vermelhos? Veja 5 possíveis razões

Ninguém gosta de se olhar no espelho e ver os olhos vermelhos. Normalmente, não é nada com que se preocupar, muitas vezes, apenas uma reação inofensiva à poeira ou alérgenos. Mas nem sempre é o caso. Há momentos em que olhos inflamados são um sinal de que você precisa da atenção de um médico imediatamente.

Como você pode diferenciar entre motivos comuns e benignos de irritação e motivos mais incomuns relacionados a problemas?

Existem realmente três sintomas importantes que devem fazer alguém procurar ajuda médica se os olhos estão incomodando. Se, além da vermelhidão, houver dor, sensibilidade extra à luz ou visão turva, os pacientes devem fazer um check-up.

Listamos cinco condições que podem fazer com que os olhos das pessoas fiquem irritados e vermelhos:

1. Alergias e olho seco

Alguns irritantes oculares agravam o efeito sobre os olhos. Por exemplo, se você tem olho seco crônico, é muito mais provável que seus olhos reajam a alérgenos. Ter menos proteção lacrimal os torna mais suscetíveis a irritanções de superfície.

A boa notícia é que os colírios lubrificantes de venda livre podem fazer seus olhos se sentirem melhor, às vezes em minutos. As gotas para alergia também podem ajudar a reduzir os sintomas.

Eles limpam seus olhos diminuindo os vasos sanguíneos superficiais. Mas quando eles começam a passar, um efeito de rebote pode ocorrer. Os vasos sanguíneos dilatam-se ainda mais e você precisa usar mais gotas para limpá-los novamente.

Você pode entrar em um ciclo vicioso em que não consegue escapar deles, nesse caso o ideal é buscar uma ajuda médica.

1. Vasos sanguíneos rompidos

Os vasos sanguíneos rompidos na superfície do olho (hemorragia subconjuntival) podem soar alarmantes, mas normalmente são indolores e tendem a desaparecer em algumas semanas sem qualquer tratamento e sem impacto na sua visão

As possíveis causas incluem:

Trauma;
    Um rápido aumento da pressão arterial;
    Diluentes de sangue;
    Cirurgia ocular;

1. Conjuntivite

Ocorre quando vírus, bactérias ou irritantes como o cloro causam inflamação e infecção do revestimento da membrana mucosa dos olhos.

Os sintomas incluem coceira, inchaço, secreção e queimação.

A condição pode desaparecer por conta própria. Mas, como às vezes é contagioso, provavelmente é melhor consultar seu médico para os medicamentos de que você precisa para tratá-lo.

1. Infecção

Dor, sensibilidade à luz e visão turva às vezes são sinais de infecção grave. Você precisa ver um médico dentro de alguns dias.

Bactérias, vírus, alergias, fungos ou parasitas (geralmente transmitidos pela água) podem causar infecções.

Se você usa lentes de contato e suspeita que tem uma infecção, vá ao médico imediatamente. Infecções não tratadas podem causar erosão na superfície do olho, o que pode causar danos permanentes aos olhos.

As lentes de contato podem causar infecções e os produtos químicos usados para esterilizá-las podem causar irritação.

1. Uveíte

Esta condição também pode produzir sintomas incomuns, incluindo sensibilidade à luz, visão turva e dor. Ocorre quando a íris e o revestimento do olho ficam inflamados. Sem tratamento, a uveíte pode causar perda de visão, glaucoma ou catarata, portanto, consulte seu oftalmologista imediatamente.

Se sentir secura, vermelhidão ou sintomas incomuns nos olhos por mais de um dia ou mais, consulte seu oftalmologista que pode determinar se há alergia, uma infecção ou um problema mais sério em ação.