Como manter uma vida mais saudável durante a quarentena

Para alcançar qualidade de vida e longevidade, ter uma alimentação saudável é fundamental. Afinal, uma rotina alimentar equilibrada é essencial para o bom funcionamento do corpo e para o fortalecimento do sistema imunológico.

Essa premissa nunca foi tão necessária como agora. Durante o isolamento por causa da pandemia de Covid-19, especialistas aconselham a rever a dieta para o novo estilo de vida dentro de casa. E frisam: manter uma alimentação saudável não previne a infecção pelo Covid-19 (nem mesmo de outras viroses), mas ajuda a deixar a imunidade em alta, fortalece o corpo e a saúde.

Para ajudar a fazer as melhores escolhas, separamos 5 dicas para você colocar em prática neste período de quarentena. Confira!

 

1- Descasque mais, desembale menos

Com tantas opções de congelados no mercado, fica mesmo complicado fugir das tentações. Afinal, é bem mais prático abrir uma embalagem e descongelar na hora das principais refeições e dos lanchinhos intermediários. Mas, para o corpo se nutrir adequadamente, o ideal é apostar em alimentos naturais, sem tantos conservantes e baixos em sódio. Evite nuggets, lasanhas e outros congelados e aposte em frutas, legumes e verduras frescas. Faça refeições balanceadas com opções de carboidratos complexos (batata doce, cereais integrais, etc.), boas proteínas (peixes, carnes magras e ovos) e legumes, frutas e verduras bem coloridos.

2- Hidrate-se

Sabemos o quanto a hidratação é importante para saúde. Mesmo em casa, não se pode descuidar dela. Especialistas indicam a ingestão de pelo menos 30 ml de água por cada 1 kg corporal. A dica aqui é manter sempre uma garrafinha de água ao seu alcance. Há também aplicativos que ajudam a lembrar o momento certo de se hidratar, que tal apostar neles?

3 – De olho na saúde intestinal

Já ouviu falar que a saúde começa pelo intestino? Isso acontece porque entre os fatores que influenciam a imunidade está a microbiota intestinal (micro-organismos – bactérias, vírus e fungos – que habitam no trato gastrointestinal). Quanto mais micro-organismos bons povoam seu intestino, menos chances de desenvolver patologias intestinais você tem. Além disso, um intestino saudável faz com que o corpo todo funcione melhor, em harmonia. Aposte em uma boa diversidade de alimentos naturais, fibras e muita água!

4- Durma bem

Um sono reparador e de qualidade é fundamental para a imunidade não baixar. O mais indicado é dormir por, no mínimo, 8 horas por noite. Tem dificuldades para pegar no sono? Perto da hora de se deitar, evite aparelhos eletrônicos, como TVs e celulares, e invista em chás relaxantes, como camomila e erva-doce.

5 – Pratique atividade física

Um dos maiores desafios durante o isolamento social tem sido a atividade física. Isso porque muitos estavam acostumados a se exercitar em academias ou ao ar livre. Mas o momento é de reinventar. Há uma infinidade de atividades físicas que podem ser feitas na sala de casa, sem uso de equipamento. Exercícios como hit, funcionais e yoga são os mais praticados no momento. Escolha o que mais combina com você e dedique pelo menos 30 minutos por dia para esse momento.

 

Fonte: Brasilprev

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. *Campos obrigatórios