Como saber se uma criança precisa usar óculos?

Na maioria das vezes, as crianças que sentem alguma dificuldade em enxergar não costumam demonstrar reclamações. Mesmo já sabendo se expressar, os pequenos acabam achando que é normal ver as coisas meio embaçadas ou não enxergar bem de longe. As queixas e principais dificuldades vêm apenas quando se iniciam os processos de aprendizado, já em sala de aula.

Pesquisas apontam que grande parte dos problemas de aprendizado infantil está na visão dos alunos. Muitas crianças apresentam maiores impasses na escola não por falta de dedicação e atenção, mas por possuírem problemas em sua visão ainda não detectados. Isso faz com que elas sintam dificuldades não só para enxergar o que está escrito na lousa lá longe, mas também em ler um livro ou realizar uma atividade mesmo de perto. Com o tempo, essas coisas, apesar de parecerem banais, vão se tornando causas de desinteresse e até de hiperatividade nos alunos.

O correto, portanto, é levar a criança ao oftalmologista com um certa frequência, para que esses problemas, se existentes, sejam detectados o mais rápido possível e sem causar muitos prejuízos. Nesse post, listamos alguns sintomas que talvez representem que a ida do seu filho ao médico tenha uma certa urgência, são eles:

  • Coçar os olhos constantemente;
  • Lacrimejar excessivamente;
  • Apertar os olhos para ler;
  • Apresentar dificuldades para leitura ou acompanhar a leitura com os dedos;
  • Reclamações quanto a dores de cabeça;
  • Demonstrar sensibilidade à luz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. *Campos obrigatórios

×