6 dicas preventivas para quem usa lentes de contato

Sua rotina diária de lentes de contato pode parecer tranquila. Mas especialistas dizem que algumas práticas comuns podem ser ameaçadoras à saúde ocular.
Muitas vezes por falta de informação as pessoas acaba não tendo alguns cuidados básicos para que usa lentes de contato.
Listamos 6 dicas sobre o que não se fazer para que você não venha a ter problemas.

1. Não durma com as lentes
Quando se está cansado, passar um tempo retirando suas lentes pode parecer uma tarefa árdua. Mas dormir com elas reduz o fluxo de oxigênio para os olhos e aumenta o risco de infecções.

Apesar do que os fabricantes dizem sobre lentes que são seguras para dormir, quase todos os estudos de infecções relacionadas a lentes de contato encontraram uma forte ligação entre o risco de infecção e dormir com lentes de contato.

Existem lentes mais recentes que são aprovadas para uso contínuo por até 30 dias, mas ainda é recomendado que os pacientes removam suas lentes de contato diariamente.

2. Faça um exame de vista anualmente

Se suas lentes de contato estiverem muito frouxas ou muito apertadas, você pode ter problemas. As pessoas podem não perceber que o ajuste de suas lentes pode mudar ao longo da sua vida, e um check-up anual pode determinar se ajustes devem ser feitos.

3. Mantenha seu tratamento com o mesmo profissional

Quando você pula de médico em médico com base apenas em quem está oferecendo o menor preço por exemplo, é mais difícil controlar sua saúde ocular no longo do prazo. Se você tiver problemas, vá a um oftalmologista de sua confiança.

4. Não use suas lentes além do uso recomendado

Algumas pessoas dizem que as usam até sentir que precisam ser trocados, mas isso é um sinal de que algo ruim já começou a acontecer. Pode ser uma abrasão na córnea ou bactérias se acumulando no interior da lente, por exemplo.

Se suas lentes forem projetadas para serem substituídas a cada duas semanas, você deve substituí-las ao menos com essa frequência.

5. Lave suas lentes e o estojo adequadamente

Nunca as enxágue com água da torneira nem as coloque na boca. A água da torneira não é esterilizada e pode conter organismos que podem causar infecções muito graves.
As lentes de contato devem ser limpas com uma solução para lentes de contato, seguindo as instruções fornecidas pelo fabricante. Limpe e seque sua caixa todos os dias e preencha-a com uma nova solução em vez de “completar” a solução do dia anterior.

6. Não ignore os sinais de alerta

Se você está sentindo dor, vermelhidão, embaçamento ou sensibilidade à luz, seus olhos podem estar tendo um problema que requer atenção médica. Como regra geral, se algum desses sintomas persistir por mais de 24 horas, é hora de consultar um oftalmologista o mais rápido possível. Se os sintomas forem graves, você deve ser examinado imediatamente.

Se tratado rapidamente, a maioria dos problemas relacionados as lentes de contato não chegam a serem problemas de longo prazo. No entanto, em casos graves, podem ocorrer cicatrizes, visão reduzida ou cegueira.

Tomando os cuidados necessários, você pode usar lentes de contato com conforto, sem forçar ou ferir seus olhos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. *Campos obrigatórios

×