Seus olhos: uma janela para sua saúde

Eles podem revelar muitas pistas sobre possíveis problemas de saúde. William Shakespeare disse que os olhos são as janelas da alma, mas sua próxima ida ao oftalmologista também pode revelar muito sobre sua saúde geral. Os oftalmologistas costumam ver pistas nos olhos que alertam sobre problemas de saúde em outras partes do corpo.

Os exames oftalmológicos são importantes não apenas para a saúde dos olhos, mas também para determinar se há problemas que afetam vários órgãos ou todo o corpo que precisam de atenção e que seu exame de vista pode revelar.

Muitas vezes você pode ter leves problemas visuais que o levam a procurar ajuda médica. Mas exames podem revelar que seu problema de visão está relacionado ou talvez até mesmo sendo causado por um problema maior de saúde. Além disso, você pode ser completamente assintomático e nem mesmo saber que tem um problema de saúde latente, mas um oftalmologista pode olhar em seus olhos e ver outra história.

Aqui estão alguns sinais de alerta de saúde que os oftalmologistas podem encontrar em seus olhos:

1. Diabetes

A retinopatia diabética, que danifica os vasos sanguíneos do olho. Pode-se ver áreas de sangramento e inchaço na retina, ou desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais, que são marcas de dano diabético. Esse dano pode ser observado antes mesmo da visão ser afetada.

Quando a retinopatia diabética é detectada, você normalmente fará um tratamento a laser e medicamentos para reparar os vasos sanguíneos. No entanto, pode precisar de cirurgia se o sangramento for mais intenso.

2. Hipertensão

A hipertensão pode causar danos permanentes à visão, afetando o fluxo sanguíneo dentro do olho. Esses danos podem ser a primeira pista de que o paciente sofre de hipertensão.

3. Condições inflamatórias

Estes incluem doença inflamatória intestinal, doença de Crohn, colite ulcerosa, esclerose múltipla e lúpus. Há uma conexão bem conhecida entre doenças inflamatórias e inflamação no olho.

Pode-se detectar diabetes e pressão alta em um exame de vista, mas as mudanças na camada de fibra nervosa da retina ao longo do tempo é uma boa maneira de monitorar a esclerose múltipla.

Mais comumente, as doenças inflamatórias causam uveíte, que é uma inflamação da parte média do olho (chamada de úvea). Se não for tratada, a uveíte pode causar danos permanentes aos olhos.

4. Câncer metastático

Os cânceres por si só raramente têm manifestações nos olhosh. No entanto, existem certos tipos de câncer que podem se espalhar para os olhos.

O melanoma é um câncer primário nos olhos, mas também pode aparecer em outras partes do corpo. O câncer de mama é um exemplo de câncer que pode se espalhar para os olhos, onde pode ser encontrado antes que outros exames mostrem que o câncer se espalhou.
Com que frequência você deve agendar um exame de vista?

Reservar um tempo para fazer um exame oftalmológico anual não apenas protege seus olhos, mas também protege sua saúde geral.

A American Academy of Ophthalmology recomenda as seguintes diretrizes de triagem:

Os adultos sem fatores de risco devem fazer um exame de base para doenças oculares aos 40 anos. Este é o momento em que os primeiros sinais de doenças e as alterações em sua visão podem começar. Você deve fazer exames de acompanhamento em intervalos regulares prescritos pelo seu oftalmologista. Adultos com fatores de risco, como doenças oculares familiares, podem ser avaliados em qualquer idade.